UMIPEN

UMIPEN
União de Ministérios Pela Evangelização das Nações

domingo, 13 de março de 2011

O QUE PRECISA MORRER EM MIM PARA OBEDECER O IDE DE JESUS?



"E TAMBÉM Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos."  (Atos 8 : 1).

CONTEXTO HISTORICO:
Temos no livro de Atos dos Apóstolos, o inicio da Igreja. No capitulo de numero dois, a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus. Também nesse mesmo capitulo há o grande sermão do apostolo Pedro, que leva uma grande multidão a reconhecer a Jesus como Salvador. Nos capítulos seguintes temos a maneira em que os cristãos se relacionavam onde havia uma enorme comunhão, e a grande manifestação do poder de Deus, através da sua Igreja. Todo esse ambiente proporcionava paz e tranqüilidade a Igreja. Porém quando lemos Atos 1:8, percebe – se um mandamento explicito do Senhor Jesus. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia, e Samaria, e até os confins da terra.   (grifo meu).
ESFERA DE AÇÃO DA IGREJA PRIMITIVA EM SEUS PRIMEIROS ANOS:
Alguns comentaristas entendem que, até o capitulo dez do livro de Atos, abrange dez anos de historia da Igreja. Podemos então comentar que a igreja era atuante em sua esfera local, no caso especifico Jerusalém, era numerosa, já em sua inauguração quase três mil almas creram em Jesus, depois quase cinco mil almas. O ambiente era o mais espiritual possível. Havia comunhão entre os irmãos ensino da Palavra e temor de Deus, aconteciam muitos milagres. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. (Atos 2.42,43). Se, até o capitulo de numero dez, já faziam dez anos da existência da Igreja, podemos afirmar que no capitulo oito, passaram – se alguns anos?! Pergunta: por que a visão missionária de Jesus para sua Igreja demorou tanto tempo? Quando olhamos para historia de missões vemos que a igreja sempre foi vagarosa em colocar em pratica tal visão, que sempre é e sempre será urgente. No Livro dos atos dos Apóstolos temos toda a dinâmica de missões da igreja, que tem como objetivo único a evangelização dos povos em toda a parte ao mesmo tempo. Essa dinâmica missionária, ira ficar clara a partir do capitulo oito, onde vemos uma grande perseguição ocorrendo sobre a Igreja, proporcionando o comprimento do mandamento do Senhor Jesus em Atos 1:8, em sua totalidade. Vemos este versículo se cumprindo literalmente, com a morte de Estevão, o evangelho sendo anunciado em toda Judéia, Samaria. e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos."  (Atos 8 : 1). E ao confins da terra. E o anjo do SENHOR falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração. Atos 8:26,27



OQUE PODEMOS APRENDER COM ATOS OITO?
Lição um: analisando todo o contexto histórico de atos até o capitulo oito, vemos uma igreja, poderosa, porém necessitando ampliar sua visão missionária (visão global). Quantas igrejas hoje são grandes potencias em sua esfera local (Jerusalém), mas não tem uma visão esclarecida no âmbito global. Quantas igrejas não têm informação da necessidade da evangelização transcultural dentro de seu país, estado, cidade e município. Temos em nossos dias vários grupos sociais, classe de pessoas que necessitam urgentemente da mensagem restauradora da Cruz. Mas quem quer sair da sua Jerusalém? O que dizer de uma visão mundial?
Lição dois: Será que estamos tão cheio de poder, nossos cultos são abençoados ao ponto de não se preocupamos com os mais necessitados. O poder que recebemos serve para atuamos como testemunhas de Jesus, Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia, e Samaria, e até os confins da terra.
Lição três: esta ultima lição em o tema dessa reflexão, quando observamos o capitulo oito vemos que alguém teve que morrer para que a ordem de Jesus se cumprisse. Estevão foi o mártir da causa do evangelho, cumprindo nele literalmente Atos 1:8. Ele recebeu poder para testemunhar de Jesus e morreu por isso.
Amados, façamos uma profunda busca em nosso interior, nos nossos desejos mais íntimos, temos nos preocupado verdadeiramente com a causa do Senhor Jesus? Temos realmente nos esforçado para sermos útil para o mestre? Temos entendido a ordem do Senhor?   
O que precisa morrer em mim em você para obedecermos à ordem do Senhor Jesus?

Conclusão: 
"E TAMBÉM Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos." (Atos 8 : 1).

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia, e Samaria, e até os confins da terra. (Atos 1:8).


Pense Nisso!
Alcione Cavalcante da Silva,
UMIPEN União de Ministérios pela Evangelização das Nações .